Porosidade do cabelo

Toda a informação que você precisa em relação à sua condição de cabelo, você pode obter apenas olhando o próprio cabelo. A condição dos fios diz mais do que você poderia imaginar.

Descubra por si mesmo e descubra o segredo da porosidade do cabelo!

Para saber o que seu cabelo precisa, você pode ler muitos manuais. Ainda assim, nenhum deles explicará a porosidade do cabelo, o que é uma questão chave aqui. Afinal, na porosidade depende a escolha de ingredientes nutritivos nos produtos que você aplica no cabelo. Os termos como “cabelo danificado” ou “cabelos finos” são imprecisos. Em vez de ler mais um manual sobre nada, conheça a porosidade do seu cabelo.

Cabelo danificado

Qual é a porosidade?

O cabelo é feito da parte subdérmica e a parte que produz a derme. Na pele estão localizados folículos pilosos e bolbos capilares, que requerem uma alimentação constante. O eixo é colocado no exterior e é coberto com cutículas de cabelo. Embora, você não pode vê-lo, o cabelo é coberto com as cutículas em todo seu comprimento. Além disso, essas cutículas podem ser mais ou menos elevadas. A porosidade do cabelo é o nível no qual as cutículas de cabelo são levantadas em direção ao eixo. O cabelo saudável tem cutículas aderentes.

Que tipos de porosidade existem?

Em teoria, as cutículas de cabelo podem ser levantadas em formas infinitas. Se você medir o aumento em micrometros, então haveria muitas porosidades. Para simplificar, são diferenciados três tipos básicos de cabelo, que a porosidade é fácil de determinar.

Cabelo com porosidade baixa, i.e. em teoria, o mais saudável. Este cabelo não é nem frágil nem mate nem frisado. Normalmente, esse cabelo é realmente escuro e liso. É característico das mulheres asiáticas. Este cabelo é liso, porque suas cutículas estão fechadas. No entanto, essa característica torna os cabelos difíceis de pentar. Todos os elásticos e caracóis são quase impossíveis de manter. Este cabelo pode ser excessivamente pesado, especialmente porque é muito difícil escolher cosméticos e tratamentos corretos para este cabelo.

Cabelo com porosidade média, i.e. característica da maioria das mulheres em todo o mundo. Este cabelo não está excessivamente danificado, mas também não é saudável. Este cabelo é fraco devido à estilização, cuidados impróprios, doenças, alterações hormonais ou mesmo fatores externos. O cabelo é propenso a frisar devido à humidade, é ondulado, pode sofrer de pontas espigadas e caspa. Além disso, esse cabelo não possui hidratação e substâncias nutritivas essenciais.

Cabelo com porosidade alta, i.e. extremamente danificado e seco. Estes tipos de cabelo sofrem com a maior parte dos danos. Você pode dizer que está à beira da tragédia. Você pode distanciá-lo facilmente por suas pontas espigadas, cor desvanecida, mate, fragilidade e rigidez. Este cabelo normalmente lembra mais uma peruca do que o cabelo natural, porque geralmente é frisado, desprovido de brilho e áspero ao toque. A alta porosidade envolve principalmente cabelo com caracóis muito apertados e com cuidados muito exigentes.

A porosidade do cabelo é sempre a mesma?

Não. Você precisa lembrar que a porosidade do cabelo descreve apenas o estado atual do cabelo. Se o seu cabelo tem porosidade média, é fácil torná-lo de alta porosidade. A condição do cabelo pode mudar dependendo de como você cuida disso. Cuidados com o cabelo, tratamentos de óleo no cabelo com cosméticos correspondentes e estilização cuidadosa podem melhorar a condição do cabelo. Então, a porosidade do cabelo também pode melhorar. No entanto, se o cabelo não tiver cuidados adequados, resultará com algo completamente contrário, ou seja, aumento da porosidade e piora a condição do cabelo.

Qual a porosidade do seu cabelo?

Para determinar a porosidade pode ser mais fácil do que você pensa. Existem várias formas testadas que podem ajudá-lo com a identificação do tipo de cabelo e permitir que você escolha o cuidado de cabelo certo.

  • O mais importante é a avaliação visual do cabelo de acordo com a distinção acima colocada. Os cabelos frágeis e encaracolados com pontas espigadas possuem alta porosidade. Liso, pesado e difícil na estilização tem baixa porosidade.
  • Você também pode realizar testes de água. Um pedaço de cabelo, coloque no copo com água limpa. Se o cabelo cair rapidamente, sua porosidade é alta. Os cabelos de baixa porosidade flutuam na superfície da água ou começam a escorrer lentamente depois de mais tempo.
  • O método mais certo é verificar a porosidade do cabelo no microscópio. Se você deseja determinar com precisão a porosidade do cabelo, você deve visitar o tricologista.

O que você ganha ao conhecer a porosidade do cabelo?

Ao conhecer a sua porosidade do cabelo, você pode determinar melhor suas necessidades de cabelo. Então, você sabe se seu cabelo precisa de mais proteção ou regeneração. O aumento das cutículas também é uma informação chave para o tratamento do óleo capilar. Para o cabelo de baixa porosidade, melhor são as manteigas com partículas menores. No entanto, para o cabelo de alta porosidade, escolha óleos com ação regeneradora e partículas maiores.